FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA PINTURA MODERNA. VISUALIZAÇÃO ESTÉTICA, TEÓRICO PRÁTICA. EMOÇÃO E EXPRESSIONISMO NA PINTURA. APLICAÇÃO INTEGRADA COM AS ATIVIDADES PREVISTAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA.
OBJETIVOS
Com objetivo de explorar as possibilidades pictórico/temáticas do modernismo, bem como estudar seus fundamentos teóricos e descobrir técnicas expressivas, demos inicio a disciplina com muito trabalho pela frente. Tendo ainda como metas, a inserção das tecnologias nos processos de assimilação e construção do conhecimento. Para isso, oportunizamos e exercitamos recursos diversos. Entre eles essa publicação on-line. A troca de possibilidades de mediação em sala de aula, vamos encontrando na produção e apresentação/aplicação de oficinas de curta duração com o tema: Pintura Moderna. Nesse contexto são inúmeras as oportunidades para aprensão de novos conhecimentos; para melhor capacitação docente e para o melhor desenvolvimento das poéticas individuais. Bem como, para compreensão do papel da arte e do artista na sociedade através da história. Importante destacar ainda, a necessidade imprescindível de distinguir, dentro das teorias da arte, o conceito de Arte Moderna para não mesclar com os conceitos que permeiam a Arte Contemporânea.
PRISCILA
MARIANE
FELIPE
EDILHANE
PRISCILA
NOVOS OLHARES
DESCOBRINDO POÉTICAS ABSTRATAS
Parte do processo...
O passado dentro do contemporâneo
Ainda que estejamos fazendo um breve passeio no passado, com o exercício de alguns dos fundamentos teórico/práticos do modernismo, rompemos com o espaço/tempo expositivo daqueles tempos nos expondo na web. Convidamos a que acessem frequentemente pois estaremos inserindo o nosso diário fazer artísitico"nesse lugar". SEJAM MUITO BEM VINDOS!
DENISE
Denise Färber
Tendo em vista os diversos estilos do Modernismo, venho neste projeto me apropriar de algumas idéias propostas pelo Surrealismo. Esse tem por objetivo exprimir o que há no inconsciente humano, influenciado pelo estudo de Freud sobre a Psique humana. Este estilo se opõe às formas de representação tradicionais na pintura e busca explorar pensamentos desconhecidos... parece mesmo expressar um mundo de sonhos!
Pretendo por meio da pintura expressar o impossível, o irreal. Um livro sobre a mesa (objetos reais). Do livro surge um pinheiro e uma cachoeira, o que é algo totalmente imaginário. Ao fundo, parede de tijolo em contraponto com taipas e a imensidão do céu. Reporto-me à imaginação quando ela nos transporta - conectada ao texto de um livro ou mesmo à imagens - não ficam ali arquivadas e mortas, mas tomam vida e sentido para o leitor.
MARIANE
MARIANE MAYER
A partir, das características da Arte Moderna, abordo em meu trabalho, paisagens da região serrana. Inspirada nas formas, traços e linhas da obra “O Farol”, da artista Anita Malfatti, quero exercitar a pintura modernista, tendo como tema o contexto da região a qual faço parte. Escolhi essa Obra de Anita como fonte de inspiração, devido à composição artística e de cores . O lugar, o qual Anita representa na Obra, me chama especial atenção, me transmite simplicidade e lembra-me de um final de tarde...um o pôr-do-sol. O céu dessa pintura - para mim - é quase que imaginário. Grossas pinceladas de várias cores de tinta! Influência minha experiência artística, assim como deve ter influenciado a produção de artistas consagrados.
JULIANO
JULIANO NOÉ VALÉRIO
Neste meu trabalho procurarei retratar a sociedade de uma forma abstrata. Fragmento a cidade e a faço voltada para um ponto de luz que termina no final da estrada. De um lado representarei as guerras e o predomínio dos estrangeiros; do outro, as cores da bandeira brasileira, simbolizando o povo unido para vencer essa batalha. Criando o meu estilo, através do conhecimento adquirido sobre a pintura abstrata modernista .
TYFFANY
PRISCILA
JAIR
PRISCILA
Priscila Tonon
A identificação por esses artistas, foi realmente maior e mais significativa, para mim. As obras desses grandes pintores transmitem uma certa magia. Nas obras de Tarsila, um naturalismo e até certa infantilidade, remetem a temas comuns, mas todos igualmente encantadores na maneira em que ela os representa. Já nas obras de Anita sinto o sentimento transbordar em suas pinceladas e misturas de cores, cada nuance é única. Portinari, foi um dos primeiros artistas que tive contato, na 2ª ou 3º série do ensino fundamental, em um dia de atividades proposto pelo Sesc, acabei me encantando pelas pinturas desse artista e desde então tenho grande admiração por ele. Já minha admiração por Pancetti é mais recente, em visita a exposição “Um Século de Arte Brasileira – Coleção Gilberto Chateaubriand” em abril no MASC, acabei me deparando com uma obra que estava ao lado do ’Urutu’ de Tarsila e que capturou meu olhar e trouxe um misto de solidão e tranqüilidade, era ‘Paisagem de Itapuã’. Desde então tenho grande admiração pelo seu trabalho.
JULIANA
JORGE
JORGE
JORGE
JORGE
Jorge Luís Kuntze
Nestes trabalhos representarei a figura humana, fonte de muitas inspirações das obras de arte. Procurando romper com pré-conceitos acerca de padrões estéticos, cânones de beleza impostos pela sociedade, de que a pintura deve ser feita tentando representar fielmente o modelo observado, vou tentar atingir emoção e expressionismo em minhas pinturas artísticas do semestre. Representarei a figura humana com cores que caracterizam o povo brasileiro, formado por uma diversidade cultural riquíssima. Mostrando através da pintura, a riqueza de cores do Brasil que transmitem alegria, tentando transmitir emoção nas pinturas e ao mesmo tempo na busca de um estilo próprio na pintura.